segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os Sete Veículos do Espírito!





Os Sete Veículos do Espírito 


Segundo Pai Guiné d' Angola "essa questão de se definir ou denominar os seres desencarnados como espíritos, está mal situada...  


Também o faço assim, porque todos o fizeram e esse hábito está muito arraigado. No entanto, o ser que desencarna, livrando-se do corpo físico apenas, não vai ficar livre de outros veículos, isto é, não fica em sua condição de origem, espírito puro. Não firmei doutrina a respeito, todavia, porque iria baralhar os entendimentos já acostumados na classificação genérica. 


Assim devo situar a questão dizendo que o espírito puro (sem nenhum veículo), esse desconhecido, ao tomar contato com a natureza matéria ou energia-massa, teve que construir, para seu uso e adaptação a essa mesma natureza, 7 veículos. Um vai ser denominado de "corpo"psíquico, somático-carmânico, de ligação indireta, que existe em relação ao Ser, quer encarnado, quer desencarnado; 4 (que vão ser denominados, pela ordem, como - "corpo" ou alma do espírito, "corpo" mental, "corpo" astral puro e "corpo"ou elemento-vital) que são fixos, efetivos, quer no desencarnado, quer no encarnado; 2 (que vão ser denominados de condensador-etérico e corpo denso ou físico) que são ligados no ser, somente quando encarnado.  


Porque o espírito não é veículo de coisa alguma, a não ser do Verbo de Deus-Pai." 


Sendo assim, apresentamos as principais definições e características dos sete veículos do espírito: 


1º Veículo - Psicossomático kármicânico: esse um, dito como de ligação indireta e que já denominado como o seu "corpo" psíquico, somático-karmânico, é o primeiro veículo. É composto de certos estados ou combinações da substância-una, essa que é composta de partículas ou dos corpuscúlos primordiais, antes de se consubstanciarem em átomos propriamente ditos. É o "corpo" de aferição de causas e efeitos - o seu regulador. Não tem ligação direta com o espírito carnado ou desencarnado, salvo casos especiais. 


Esse corpo somático tem ligação essencial com o ser ou criatura, porém esta afastado dele. Existe como seu arquivo-atral cármico em determinada zona cósmica e circunscrita à faixa vibratória do planeta Terra. É através desse "corpo", dessa "placa fluídica",que se processam as imantações ou os registros das aquisições positivas e negativas das criaturas, que vem pela corrente eletromagnética, e age como canal natural das vibrações próprias a essas criaturas, plasmando, imprimindo ou arquivando as variações do seu karma, pela soma das ações ou da evolução que alcançou em cada encarnação, ou seja, decorrente de cada personalidade. 


2º Veículo - Alma do Espírito: é a primeira expressão essencial imantada ou de objetivação direta. Composto da mesma substância-una, em combinações de elementos primordiais formativos de alma, que passa a ser subtância-psíquica, ïnvólucro" sutilíssimo da individualidade latente ou Consciência real. Pode ser denominado corpo Causal...sendo como é, o primeiro plasmador ou condensador das vibrações diretas do espírito. 


3º Veículo - Corpo Mental: ou 2º aspecto de Alma-pensamento de ligação-humana direta propriamente dita, expressão manifesta da exteriorização. Aspecto mais objetivo da substância una, ainda antes de consolidar átomos, propriamente ditos. Sede eletiva do raciocínio. Transmissor das vibrações-pensamentos. Plasmador de Personalidades... 


4º Veículo - Corpo Astral Puro: terceira expressão manifesta ou constituída. Sede ou transmutador de sensações, desejos, paixões, etc. Influenciador direto do sistema nervoso central e vago-simpático. Ainda é composto de combinações de substância-una - de dinamizações mais "grosseiras", pórem,  não dos citados átomos. Grande mediador dos três princípios de ligação-direta (inclusive ele). É conhecido como períspirito. É o canalizador das vibrações mentais para os veículos inferiores, ou seja, para os órgãos físicos. Este corpo não interpenetra, nem envolve diretamente o corpo físico conforme seu similar - o Condensador etérico. Está sempre oblíquo à esquerda, numa variação de 7 a 49 centímetros do "corpo físico". É o que se desprende, de acordo com os estados do sono, transe, etc. 


5º Veículo - Elemento Vital: expressão absorvida ou de coesão manifesta.  Diz-se também como Prana, Jiva, Fluído ódico, Fluído-nervoso, Neurico irradiante, etc... 


6º Veículo - Condensador Etérico ou Corpo Astral Grosseiro: Estreitamente ligado ao corpo denso ou físico. É composto de átomos. Diz-se como Duplo Etérico também. É o catalsador essencial de energia-vida ou prana para o corpo físico. Este se decompõe tal qual é o denso. É pela atração do corpo-astral verdadeiro ou puro, devido à aquiescência consciente ou não do Espírit, neste condensador etérico, que se processam os fenômenos físicos da mediunidade. É ele que faculta a mecânica da incorporação propriamente dita... Este "morre e nasce", tantas vezes quanto um físico... 


7º Veículo - Corpo Denso ou Físico: Expressão constituída, concreta: composto de agragação de átomos e moléculas dos sólidos, líquidos e gasosos ou seja, de milhões e milhões de células..." 


No entanto, estes 7 veículos são expressões vitais e constituídas de 3 organismos (empregamos o temo organismo porque, sendo comum, é melhor assimilado pelos entendimentos): Mental, Astral e Físico, os quais são descritos no tópico "Os 3 Organismos Essenciais".